BEM-VINDO AO MUNDO DO VETT

Para hidrelétricas com
quedas baixas de 1 a 5m

O sistema VETT gera energia a partir de locais com quedas d’água entre 1 e 5m, o que geralmente é considerado economicamente inviável com sistemas convencionais, fornecendo eletricidade de baixo custo e de forma sustentável a partir de rios, canais, eclusas, estações de tratamento de água, etc.

O QUE É TECNOLOGIA VETT? 

A Tecnologia VETT (Venturi-Enhanced Turbine Technology) se estende desde aplicações em usinas a fio d’água até usinas que utilizam energia das marés (tidal range power).

Marketing Render2 - perspective.png

O VETT é único pois utiliza o efeito Venturi para atuar como um sistema de amplificação de pressão que altera as condições de operação, fazendo com que turbinas muito menores possam ser usadas.

 

Quando integradas a um sistema VETT, as turbinas são projetadas para uma queda d’água consideravelmente maior do que a existente no local e para uma vazão muito menor. Isso reduz drasticamente os custos de projeto e torna acessível 11 GW de potencial hidrelétrico de quedas baixas inexplorado em todo o mundo.

VETT reduz o custo de usinas hidrelétricas com baixa queda. Redução do custo por kW com períodos de retorno mais curtos e melhores retornos sobre o investimento.

 
SISTEMA VETT INTEGRADO
VETT cross section_P.png

80% da vazão passa por um tubo de venturi sem partes móveis, causando a amplificação da pressão para uma turbina tipo hélice convencional. A turbina de um sistema VETT opera sob maior pressão, mas com apenas 20% da vazão. O tubo de venturi não causa nenhum dano aos peixes que passam por ele. Na prática, a proporção entre a vazão do tubo de venturi e a da turbina é especificada por projeto, podendo ser 80/20, 70/30, etc

Ideal para quedas de 1m a 5m de altura. Vazões a partir de 500 l/s.

 

Foto: Instalação do tubo de venturi (VETT)

  • Flexibilidade aperfeiçoada pois o sistema pode ser dimensionado para operar em uma larga faixa de vazões, com várias unidades podendo ser instaladas em paralelo. Usinas instaladas em rios podem variar de alguns quilowatts até megawatts.​

  • ​Tecnologia sustentável que permite a realização de projetos hidrelétricos com zero impacto sonoro e visual, já que todo o sistema é submerso, eliminando assim a necessidade de uma casa de força.

  • Equipamento seguro para peixes com mortalidade zero comprovada através de testes com peixes vivos verificados pela Agência Ambiental Inglesa.

Foto: Instalação do tubo de venturi VETT

BENEFÍCIOS PRINCIPAIS DA TECNOLOGIA VETT:
  • Custo de fabricação reduzido através de um design simplificado e do uso de componentes padronizados.

  • Facilmente integrada à infraestrutura de cursos d'água já existentes como barragens, eclusas ou estações de tratamento de água.

  • Utiliza turbinas convencionais menores, com alta rotação e eficiência, dispensando o uso de multiplicador de velocidade.

  • Manutenção reduzida.

  • Construção civil minimizada.

Foto: Turbina e gerador de um sistema VETT

P1011670 (1)_edited.jpg
ESTUDO DE CASO: CGH EATON SOCON

O primeiro projeto hidrelétrico utilizando a tecnologia VETT foi instalado em uma antiga usina em Cambridgeshire, Reino Unido. A CGH fornece energia ao restaurante adjacente e a energia excedente é injetada na rede elétrica.

  • Queda líquida: 1,2 m 

  • Vazão total de projeto: 3,5 m³/s

  • Vazão da turbina: 0,7 m³/s

  • Diâmetro da turbina: 0,44 m

  • Rotação: 750 rpm

  • Capacidade instalada: 26 kW

Rivermill Pub
Rivermill Pub

press to zoom
Vista de jusante: tubo de venturi embaixo do píer
Vista de jusante: tubo de venturi embaixo do píer

press to zoom
Gabinete de controle
Gabinete de controle

press to zoom
Rivermill Pub
Rivermill Pub

press to zoom
1/10
 
SOBRE A VERDERG RENEWABLE ENERGY?

A VerdErg Renewable Energy é uma empresa de engenharia britânica criada para melhorar o custo-benefício da energia gerada a partir do aproveitamento de quedas d’água baixas, sem causar danos a peixes e ecossistemas locais.

 

Nossa visão é que toda comunidade, não importando quão remota, tenha acesso à energia limpa e de baixo custo sem prejudicar o meio ambiente. 

low head river.png
QUER SABER MAIS? FALE CONOSCO

Telefone, email, mídia social.